Exames Endocard Medicina Diagnóstica
Principais exames realizados na Endocard Medicina Diagnóstica:

Cardiológicos

Por meio da utilização do ultrassom, podemos fazer uma análise anatômica e funcional do coração e de estruturas adjacentes, detectando inúmeras patologias adquiridas ou congênitas. O estudo doppler com mapeamento de fluxo a cores aumenta a acurácia do exame, facilitando a análise de pequenas anormalidades de fluxo sanguíneo dentro e fora do coração. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Ecodopplercardiograma fetal é um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças – como determinadas formas de arritmia – já podem ser tratadas dentro do útero da mãe.

Ecodopplercardiograma pediátrico é um exame de ultrassom que permite ver e analisar o coração em movimento, as válvulas cardíacas e os principais vasos que chegam e saem do coração. Através do ecodopplercardiograma é possível detectar malformações do coração e alterações de sua função. As imagens coloridas definem a forma do coração. O som dos batimentos é captado através de curvas de Doppler, onde se mede a velocidade do sangue nas várias válvulas e artérias.

O eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Monitor Holter é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais. Seu período estendido de gravação é muitas vezes útil para observar arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia (ECG). Baixe aqui o termo de responsabilidade do aparelho M.A.P.A Holter. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

O M.A.P.A 24 horas é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Baixe aqui o termo de responsabilidade do aparelho M.A.P.A Holter. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

A monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) é o registro da pressão arterial (PA) realizada pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada, por um período de 05 dias, de manhã, à tarde ou à noite, no domicílio ou no trabalho. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

É um exame complementar de diagnóstico em medicina, realizado por profissional médico habilitado, que consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma, objetivando aumentar sua demanda metabólica global e em especial a demanda metabólica do coração, podendo assim avaliar, entre outras variáveis, a aptidão cardio-respiratória global do indivíduo e a presença de isquemia no músculo cardíaco. Baixe aqui o termo de consentimento para realização do Teste Ergométrico Computadorizado. Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Ultrassom de Carótidas é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Endocrinológicos

Inbody 770 é um aparelho que faz análise da composição corporal e não somente a bioimpedância. Ele dá as medidas fragmentadas: tronco, membro superior direito e esquerdo (braços) e membro inferior esquerdo e direito (pernas).

A Bioimpedância avalia a composição corporal do paciente no momento do exame, fornecendo as porcentagens de massa magra, massa gorda e líquidos do organismo, dentre outros.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

A punção aspirativa com agulha fina – PAAF da tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo de tireoide é benigno ou maligno, o que é uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser realizado a seguir. Normalmente os nódulos de tireoide que são pequenos e benignos não necessitam de tratamento, mas em caso de nódulos grandes mesmo que benignos pode ser necessária a cirurgia para sua retirada, e no caso de nódulo maligno deve-se sempre retirar a tireoide.

Ultrassom de Tireoide é um método diagnóstico da medicina moderna, que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real a tireoide – uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, e que regula o metabolismo.

Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Otorrinolaringológicos

A cauterização do vaso sangrante pode ser feita no próprio consultório do médico, de forma simples e indolor. Sangramentos mais severos, que não cessam com as medidas citadas, podem requerer tratamento cirúrgico para cauterização ou ligadura desses vasos mais calibrosos.

Corpo estranho em otorrinolaringologia é qualquer material inanimado ou animado que se encontre em cavidade nasal, seios paranasais, orofaringe, conduto auditivo externo e que não faça parte dessas estruturas em condições normais.

Avalia as condições anatômicas da rinofaginge, orofaringe e hipofaringe, assim como a cefalometria, que avalia as estruturas da cabeça, especialmente a base da língua.

A Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe. Tal exame é realizado sob anestesia tópica da faringe e da laringe supraglótica. O procedimento é realizado através da boca, com o paciente sentado, permitindo o diagnóstico das doenças da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e da laringe, em especial das pregas vocais. Desta forma vê-se detalhadamente as estruturas da laringe, em busca de lesões orgânicas ou funcionais.

Trata-se de um exame onde serão avaliados cada um dos 12 nervos cranianos (pares cranianos) diretamente ligados ao cérebro. Um ou mais destes nervos podem ter sofrido lesão, tumor ou infecção e o exame indica se há alguma afetação e onde há. Estes nervos têm funções olfativa, visão, motilidade dos olhos, da boca, sensibilidade e motilidade dos músculos da face, da audição, da gustação, movimento e sensibilidade da boca, faringe, laringe e língua.

O cerúmen ou cerume, conhecido popularmente como “cera” ou “cera de ouvido”, é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidade, e sai espontaneamente. Têm função antimicrobiana, decorre do seu pH ser levemente ácido, eliminando grande parte das bactérias aeróbicas.

O tamponamento tem uma eficácia menor do que a cauterização, porque não atua diretamente sobre o vaso sangrante, mas exerce pressão uniforme sobre a mucosa como um todo. O edema e o processo inflamatório resultantes da presença do tampão atuam impedindo o sangramento.

Pneumológicos

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Oximetria não-invasiva é a medida da saturação de oxigênio do sangue arterial com um aparelho chamado Oxímetro. É também chamada de oximetria de pulso.

Ultrassonografica

Procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

O ultrassom de carótidas é um exame, sem dor ou riscos, que usa ondas de som de alta freqüência para criar imagens da parte interior das artérias carótidas.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões dos órgãos e estruturas dessa região (tireoide, glândulas salivares e cadeias linfonodais cervicais).

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Importante método auxiliar no diagnóstico das lesões e/ou alterações mamárias. Ela é o principal exame complementar à mamografia. O exame ultra-sonográfico informa sobre o estado da pele e dos tecidos subcutâneo, fibroglandular e muscular posterior.

A biópsia da mama é importante para o diagnóstico do câncer de mama. O objetivo é colher uma pequena quantidade de tecido da mama para ser avaliada por um médico especialista. Assim, se existirem células cancerosas, será identificado qual é o tipo e também fornecerá informações precisas sobre o grau de comprometimento causado pela doença. Vale ressaltar que o exame ajuda na detecção precoce do câncer da mama, quando então as chances de recuperação são bem maiores.

A punção aspirativa com agulha fina – PAAF da tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo de tireoide é benigno ou maligno, o que é uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser realizado a seguir. Normalmente os nódulos de tireoide que são pequenos e benignos não necessitam de tratamento, mas em caso de nódulos grandes mesmo que benignos pode ser necessária a cirurgia para sua retirada, e no caso de nódulo maligno deve-se sempre retirar a tireoide.

O ultrassom da tireoide é um método de imagem usado para observa-se a tireoide – uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, e que regula o metabolismo.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.

Baixe aqui os procedimentos de preparos para o exame.